Em Pantanal, o bordão “querimbora” de Juma (Alanis Guillen) vai dar lugar a “se ocê fô, num precisa vortá”. É desse jeitinho que a mulher-onça manterá José Lucas (Irandhir Santos) morando na tapera com ela por vários capítulos da novela das nove da Globo. Em 1990, as cenas dos dois vivendo juntos revoltou o público e, dessa vez, prometem instigar novamente o telespectador.
Em mais uma atitude intempestiva, Juma –que estará grávida– vai virar onça e fugirá da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) para voltar a morar na tapera enquanto Jove (Jesuita Barbosa) estiver viajando. Desiludido com Érica (Marcela Fetter), José Lucas irá atrás da cunhada para conferir se ela está bem e não sairá mais de lá.
Ele até tentará voltar para dar notícia à família e pegar algumas roupas, mas Juma será taxativa: “Se ocê fô, num precisa vortá”. A frase será repetida à exaustão toda vez que o ex-caminhoneiro tentar sair da tapera para fazer qualquer coisa.
Os dois irão viver juntos em plena harmonia. Em vários capítulos, a novela irá explorar a presença transformadora que José Lucas terá ali na tapera, reformando e cuidando do casebre como se fizesse um ninho para Juma. A nativa começará a observar as diferenças entre ele e Jove e se encantará pelo cunhado.
Em uma das sequências, José Lucas estará cortando lenha com o dorso nu enquanto a pantaneira trabalhará em algo perto dele. Eles estarão colocando as coisas no lugar e dando ares de lar àquela tapera. José Lucas ocupará esse espaço afetivo em um momento em que Juma precisa de acolhimento.
Juma compara irmãos
Ela o fitará, admirada com o seu jeito, considerando isso tudo, medindo as diferenças entre ele e Jove. O clima de cumplicidade entre a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e o peão crescerá e, diante dessa vivência, a admiração dela por ele só fará crescer. Ela sentirá que ele, naturalmente, está ocupando os vácuos que foram deixados em aberto naquela tapera desde a morte de Gil (Enrique Diaz).
Apesar de toda rusticidade, Juma vai parecer que nunca esteve tão feliz, pois os ares da maternidade farão bem. Em uma cena, a gestante pedirá que José Lucas tire sua blusa para ela lavar. O homem tirará a camisa e voltará para a lida. Juma pegará a camisa dele e ficará toda molinha: “Ara… Ele tem um chêro bão”.
Em uma outra sequência, ele vai tirar a camisa suada e vai se banhar numa tina. A personagem de Alanis Guillen o olhará, demonstrará que gosta da companhia, mas não se excitará com isso. Os dois conversarão sobre o futuro dela com Jove. Juma insistirá que não reatará com marido e perguntará se o primogênito de José Leôncio quer ir embora.
“Eu só vô m’embora se ocê num me quisé mais aqui”, responderá o ex-caminhoneiro. “Então, nesse caso, ocê pode ficá”, dirá Juma.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS