Globo paga taxa sindical para Jade Picon trabalhar na novela Travessia

Jade Picon recebeu uma autorização especial do Sated-RJ (Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro) para atuar em Travessia, novela que substituirá Pantanal. Como ela não tem registro trabalhista (DRT) de atriz, a Globo precisará pagar 20% do contrato total da influenciadora para o sindicato, mensalmente, até o fim decretado no documento.

Procurado pelo Notícias da TV, o Sated-RJ informou que o contratante precisa abrir um requerimento, através de um formulário online, para dar entrada no pedido de autorização para peças teatrais, filmes, shows, comerciais, vídeos, performances, eventos e circo –que pode ou não ser acatado. Após a apresentação do material, os documentos passam por uma análise.

“A produtora [Globo] tem que se responsabilizar por esses profissionais. Não é a própria pessoa que paga. Quem está te contratando tem que vir aqui no sindicato, trazer as documentações e nos solicitar a autorização”, explicou uma fonte da reportagem que trabalha no sindicato.

Apesar de concederem as autorizações especiais, isso não significa que o artista conseguirá trabalhar sem o DRT de forma regular, que é obrigatório. As exceções acontecem para trabalhos pontuais, para o contratado ter tempo e experiência para pedir o registro.

“Entendemos que tem pessoas que ainda são novas na função e precisam trabalhar, mas o artista, para fazer qualquer trabalho, a produtora teria que exigir o registro. Eu não tenho o porquê de furtar a oportunidade de trabalho de ninguém”, explica a fonte.

“A produtora [Globo] vai ter que me dizer o porquê de você não ter o registro, vai ter que justificar o pedido, e aí tem uma banca que analisa. E aí a gente pesquisa para saber se você nunca deu entrada no registro. Por que que você não tem? A gente faz uma pesquisa e essa banca decide se libera ou não.

Se a solicitação da Globo fosse negada pelo Sated, a emissora seria obrigada a tirar Jade do elenco: “Cada caso, conforme consta em nosso site, tem um valor que a produtora deverá arcar. As solicitações de autorização especial, se negadas, obrigam as empresas a efetuarem as devidas substituições”.

Jade, a nova atriz

Os contratos das novelas da Globo são por obra. Caso queira fazer um novo trabalho ou atuar em outra produção, Jade precisará de uma nova autorização ou então correr atrás o registro oficial.

“Já passei por muitas coisas devido os comentários alheios. Dessa vez, foi algo que lidei com muita tranquilidade porque eu tinha noção da dimensão desse meu sonho e eu não queria deixar que nada pudesse abalá-lo. Eu confiei 100% na Globo e deixei com que eles resolvessem isso da melhor maneira possível. E foi resolvido”, explicou ela em entrevista ao site Hugo Gloss.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s