José Leôncio (Marcos Palmeira) deu início a uma disputa entre os filhos pela sela de prata de seu pai, Joventino (Irandhir Santos), em Pantanal. Tadeu (José Loreto), Jove (Jesuita Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos) terão que se enfrentar para provar quem é melhor peão. O “rei do gado” ainda disse que o primeiro herdeiro que mostrar competência assumirá a fazenda na novela das nove da Globo.
No folhetim adaptado por Bruno Luperi, o pecuarista assumiu a paternidade de José Lucas na frente de todos os funcionários. O ato deixou Tadeu e Jove com ciúme do novo irmão, que virou o queridinho do todo-poderoso.
José Leôncio ainda promoveu uma festança para comemorar o aniversário do filho que teve com Madeleine (Karine Teles). Irma (Camila Morgado) sugeriu que o ex-cunhado aproveitasse o evento para se aproximar do caçula. A ruiva ainda falou para o fazendeiro oferecer novamente ao rapaz a sela de prata que pertenceu a Joventino no passado.
Animado com a reunião familiar, o protagonista mandou Tadeu pegar o objeto especial e anunciou a disputa. “Esta sela, que foi do maior peão que conheci em toda minha vida, vai ficar com aquele que vencer os outros dois numa raia! Que vai ser disputada numa festa de santo, ou, quem sabe, numa cavalhada, como os antigo faziam“, explicou o patriarca.
O filho de Filó (Dira Paes) e o ex-caminhoneiro se animaram com a oportunidade, mas o caçula não gostou nem um pouco da ideia. Na sequência, o aspirante a fotógrafo desabafou com Juma (Alanis Guillen) e disse que, se não teve interesse na sela quando foi ofertada a ele, também não vai querer disputá-la com os irmãos.
Jove pede ajuda a ‘parça’ do capeta
Para mostrar sua competência para o pai, o personagem de Jesuita Barbosa já pediu até ajuda para Trindade (Gabriel Sater) e o cramulhão. O peão endiabrado tem treinado o rapaz para alcançar o nível dos irmãos na disputa. Cheio de si, Tadeu desmereceu a capacidade de Jove para ganhar a sela de prata.
Só que a confiança do namorado de Guta (Julia Dalavia) não durou muito. Filó se magoou quando escutou José Leôncio dizer para Irma que o caçula é o mais capacitado para estar à frente de seus negócios. Tadeu, então, desbafará que se sente menos filho do pecuarista que os outros dois irmãos.
Quem fica com a sela de prata?
A disputa pelo objeto especial será deixada de lado durante um bom tempo e só terminará na reta final do folhetim. Tadeu irá lamentar com os peões o fato de a competição ainda não ter acontecido.
“Era para ter uma carreira aqui”, soltará o rapaz. “O que é uma carreira?”, questionará Zaquieu (Silvero Pereira), que terá se mudado para o Pantanal. “Uma corrida a cavalo. Para disputar a sela de prata do Velho Joventino que fica lá no galpão”, explicará Alcides (Juliano Cazarré).
“Esquece essa carreira, peão”, aconselhará Tibério (Guito). Os boiadeiros comentarão que Zé Lucas e Jove até se esqueceram da disputa. “Aquela sela devia de ser minha desde o começo. E isso é coisa que não posso esquecer”, retrucará o personagem de José Loreto.
Na versão de Pantanal exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), a competição realmente não aconteceu. Mas Jove e José Lucas abriram mão da sela de prata e a deixaram ficar com Tadeu, que conseguiu o que tanto sonhava.
Quem assume fazenda de José Leôncio?
Na primeira versão da história, o protagonista vivido por Cláudio Marzo (1940-2015) se acertou com os três filhos na reta final da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa.
Antes de morrer, o boiadeiro dividiu as obrigações e deixou o comando dos negócios nas mãos de Jove (Marcos Winter), Tadeu (Marcos Palmeira) e José Lucas (Paulo Gorgulho).
A tendência é que o folhetim adaptado por Bruno Luperi mantenha o desfecho exibido há 32 anos, mas há também a possibilidade de o autor alterar alguns detalhes da história criada pelo avô.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS