Mais de 41 bilhões de pessoas na América Latina são afetadas pelo diabetes e no mundo o número chega a cerca de 400 milhões, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Em 20 anos, o número global aumentará em 55% e as mortes por essa doença dobrarão. O diabetes representa entre 12% e 14% do orçamento global de saúde, o que significa US$ 382,6 bilhões.
A maior parte dos custos do diabetes deve-se às internações precoces e morbidades decorrentes da falta de acompanhamento dos pacientes.
Essa tendência ameaça a sustentabilidade dos sistemas de saúde, que é prejudicada pela escassez persistente de pessoal endócrino e de atenção primária.
Esses números levaram os desenvolvedores de aplicativos a criar novos produtos que ajudam as pessoas afetadas por essa doença a controlá-la e levar uma vida saudável.
De acordo com um estudo publicado pela revista Clinical Diabetes, o uso de telefones celulares “melhorou o cuidado pessoal no tratamento do diabetes”.
Quais são os melhores aplicativos
Existem muitos aplicativos que podem ser baixados para manter as estatísticas dos níveis de açúcar no sangue, para lembrar a hora de tomar medicamentos ou aplicar insulina.
A eficácia de qualquer uma dessas plataformas dependerá das necessidades de cada pessoa e do nível de conhecimento que cada indivíduo possui.
De acordo com o endocrinologista David Marrero, diretor do Indiana University Diabetes Research Center, ele acredita que a escolha “vai depender da situação e do indivíduo, as aplicações podem valer muito a pena, principalmente para apoio”.
“Alguns não são funcionais, alguns são muito bem projetados e a maioria é muito complicada.”
O objetivo é que os aplicativos possam fornecer alertas e lembretes para ajudar esses pacientes a levar uma vida mais tranquila.
Alguns especialistas acreditam que essas ferramentas digitais devem avançar e ajudar os pacientes a tomar melhores decisões em relação à alimentação, saúde e que um médico pode monitorar constantemente as estatísticas.
Estes são alguns dos Apps mais usados na América Latina:
SMARTDiabetes
Em 2021 , este aplicativo foi lançado na Colômbia, México, Chile e Peru e sua expansão em toda a América Latina está prevista para este ano.
Por meio dessa plataforma, os pacientes terão maior e melhor controle dos sintomas do diabetes, pois poderão inserir os valores de seus níveis de glicose, permitindo monitoramento remoto, gerenciamento de dados em tempo real e análise do comportamento dos usuários e sua evolução.
Com isso, será prestado um atendimento personalizado e eficaz, enviando aos pacientes recomendações sobre sua alimentação, consumo de carboidratos, atividade física necessária, entre outros.
Diabetes Social
Trata-se de um aplicativo para controle diário do diabetes que ajuda a ajustar a dose de insulina, recebendo alertas com mensagens personalizadas de acordo com as necessidades de cada paciente e permite que você se comunique com o pessoal de saúde caso tenha alguma complicação ou dúvidas sobre seu estado de saúde.
Está traduzido em 10 idiomas. O país onde este aplicativo é mais utilizado é a Espanha, seguido de perto pelo México e o resto do continente sul-americano. É líder no mercado de língua espanhola.
No Chile e no Brasil, está sendo estudada a possibilidade de incluí-lo em seu sistema público de saúde.
O aplicativo de diabetes
Uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode fazer para manter seu diabetes sob controle é controlar seus níveis de glicose.
Esse parâmetro indicará a eficácia do tratamento seguido por essa pessoa e destacará as deficiências em suas rotinas diárias. Em suma, o autocontrole glicêmico é essencial para qualquer pessoa com diabetes.
O Diabetes App foi projetado para rastrear os níveis de glicose inseridos pelo usuário.
Posteriormente, esses dados podem ser visualizados por meio de tabelas com estatísticas e até exportados em diferentes formatos.
O aplicativo Bant
Esta aplicação está focada em melhorar a autogestão da diabetes através de algumas funções muito práticas.
O objetivo é acompanhar os níveis de glicose com base nos dados que o usuário insere no aplicativo.
Os passos diários ou fotografias dos pratos que consomem também são adicionados para poder relacionar os níveis de glicose que ingeriram e aceder a esta informação de forma simples.
A interface é simples e intuitiva, e permite a criação de gráficos com os dados que inserimos para deixar tudo mais visual e acessível.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEW