A dieta é extremamente importante, está provado que tudo o que comemos tem um efeito no nosso corpo, e não só a nível físico, mas também a nível mental. Uma boa alimentação pode melhorar o humor, além de deixar uma sensação de bem-estar. Dependendo dos nutrientes que são ingeridos, alguns efeitos podem ser percebidos.
Outro fator importante das dietas é que levar uma vida longa e saudável está intimamente relacionado a ter uma alimentação balanceada. Por isso, é fundamental conhecer as propriedades que os alimentos possuem, pois afetam vários aspectos da nossa saúde.
Muitas pesquisas concordam que alguns nutrientes produzem uma sensação de bem-estar. Esses nutrientes são essenciais para o cérebro, entre os quais podemos citar os ácidos ômega 3, vitaminas B1, B12, E e D, fibras, cálcio e magnésio.
Além disso, há estudos que mostram que determinados alimentos ajudam o corpo a produzir hormônios, como a serotonina e as endorfinas, que são os que geram diretamente a sensação de bem-estar.
Especificamente, a serotonina é responsável por realizar essa função, de fato, se tivermos um baixo nível de serotonina, ficaremos um pouco tristes.
Para manter o nível de produção de serotonina e, assim, manter nosso humor em boas condições, podemos comer os seguintes alimentos:
Frango
Por conter grandes quantidades de triptofano, ajuda muito na produção de serotonina e, portanto, na geração de uma sensação de bem-estar.
Nozes
Elas têm muitos benefícios, mas podemos destacar que ajuda na manutenção do coração, além de possuir propriedades que podem ajudar a prevenir o Alzheimer.
Da mesma forma, também possui um alto nível de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina.
Café
A cafeína, obviamente, é o que gera aquele ânimo depois de tomá-la, e que muitas pessoas precisam dela para começar bem o dia, cheios de energia.
Iogurte
Ele repõe as bactérias da fermentação que normalmente perdemos como resultado do estresse, também é capaz de prevenir alguns sintomas depressivos.
Peixe
Especificamente, atum e salmão, pois contêm grandes quantidades de ômega 3, o que é bom para afastar sentimentos de tristeza.
Vegetais
Os vegetais verdes costumam ter uma alta concentração de ácido fólico e vitamina B9, o que melhora o funcionamento das nossas células cerebrais.
Chocolate
Este alimento produz uma “corrida de energia” quando ingerido, pois promove a produção de serotonina. No entanto, as quantidades consumidas devem ser monitoradas, pois possuem uma ingestão calórica muito elevada.
Ovos
A gema tem uma concentração enorme de triptofano, um aminoácido que gera tranquilidade e uma certa sensação de felicidade.
Leite
O leite tem grandes quantidades de vitamina D, substância que serve para levantar o ânimo. Essas qualidades também estão presentes em outros produtos lácteos, como manteiga, queijo ou creme.
Morangos
Eles são considerados um alimento afrodisíaco, mas também melhoram o estado emocional devido à vitamina C. Essa vitamina acaba sendo um protetor das endorfinas, hormônios associados ao prazer, euforia e sexualidade. Eles também têm potássio, que serve para regular o sistema nervoso.
Cerejas
Reduzem os níveis de ácido úrico no organismo, previnem a gota, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias. Sendo um alimento antioxidante, ajuda a combater os radicais livres. Descobriu-se que as cerejas influenciam favoravelmente o humor, a ansiedade e o estresse.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEW