Os benefícios da cenoura, uma aliada para manter as condições físicas e prevenir doenças

Comer cenouras como coelhos traz muitos benefícios para a saúde. É um alimento muito versátil, pois pode ser usado em saladas, ensopados, sopas, sucos e deliciosas sobremesas.

É do grupo dos vegetais que possui mais betacaroteno ou provitamina A que, segundo pesquisas, incluí-lo na dieta está relacionado a um menor risco de câncer de mama em mulheres pré-menopáusicas de alto risco.

Além disso, o betacaroteno faz da cenoura uma grande aliada para a visão e a saúde da pele e das mucosas.

Mas também fornece vitaminas C e E, com efeito antioxidante, bem como vitamina B9 ou ácido fólico: uma porção de 100 gramas cobre 110% da vitamina A necessária por dia, 13% de C, 5% de E e 10 % ácido fólico.

Seu valor energético muito baixo vem dos carboidratos (5,2%), já que seu teor de proteínas e gorduras é baixo.

É rico em fibras (3,4%), em minerais e oligoelementos (ferro, potássio, iodo, magnésio, níquel, enxofre, zinco), ácido málico, inositol, fitoesteróis e um óleo essencial que lhe confere aroma e ação anti-inflamatória. efeitos parasitas intestinais.

Cenoura na prevenção do câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu Relatório Mundial do Câncer, a cenoura, seja cozida no vapor, cozida, crua, cozida, misturada ou simplesmente fresca e consumida, faz parte do grupo de alimentos com “efeitos promissores” no câncer. de alguns tipos de câncer.

Junto com espinafre e tomate, vegetais que também contêm carotenóides, servem para prevenir o câncer de mama.

Em pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle (Reino Unido), eles garantem que, se for cozido inteiro e depois picado, contém 25% mais falcarinol, composto que protege o vegetal do ataque de fungos e que em nosso organismo atua como protetor contra o desenvolvimento de certos tipos de tumores.

É uma das hortaliças mais produzidas no mundo. A Ásia é o maior produtor seguido da Europa e dos EUA, informa o El País da Espanha.

Benefícios de consumir diariamente

Todos nós sabemos que as cenouras são ótimas para melhorar a saúde dos olhos e até ajudar a se bronzear, dois dos benefícios mais comuns.

Mas há muitos mais benefícios de consumir este vegetal que muitos desconhecem e que iremos fornecer-lhe uma lista abaixo para que se surpreenda com a contribuição para a nossa saúde:

Raw fortalece os dentes e gengivas

Comer vegetais crus, como cenouras, melhora o fluxo sanguíneo oral e evita que as bactérias adiram aos dentes.

Além disso, o flúor, presente em alimentos como cenoura, espinafre ou maçã, é um mineral fundamental para manter o esmalte dos dentes em bom estado e prevenir o aparecimento de cáries.

Combate a constipação e dor de estômago devido à intoxicação

Graças ao seu alto teor de fibras, aumenta a quantidade de matéria fecal e previne a prisão de ventre.

Além disso, acalma o desconforto gástrico e o excesso de acidez devido aos sais minerais como sódio, cloro, potássio e vitaminas do complexo B. Portanto, é um alimento altamente recomendado se você sofre de gastrite.

Devido ao seu alto teor de água, é diurético.

Ajuda a desintegrar pedras nos rins.

Rico em potássio e fósforo, é um excelente revigorante para mentes cansadas e restaura os nervos.

Fortalece unhas e cabelos, aos quais dá brilho

O betacaroteno contido na cenoura repara as células danificadas pelos efeitos ambientais, fortalecendo e revitalizando as unhas e o cabelo.

A vitamina A ajuda na produção de sebo, benéfica para o couro cabeludo.

Melhora a qualidade do leite materno

O betacaroteno e a vitamina A também melhoram a qualidade biológica do leite materno.

prevenir o envelhecimento

Os betacarotenos são poderosos protetores que previnem o envelhecimento prematuro. Eles não nos darão a visão de um pássaro, mas protegerão nossa retina e impedirão o aparecimento de cataratas.

A ingestão diária de cenoura é especialmente recomendada em casos de perda de acuidade visual e cegueira crepuscular (dificuldade de enxergar à noite ou com pouca luz).

A OMS considera a deficiência de vitamina A como a causa mais importante de cegueira infantil nos países em desenvolvimento.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s