Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, a dor de cabeça afeta 95% das pessoas pelo menos uma vez na vida. Além disso, 70% das mulheres e 50% dos homens passam por esse problema ao menos uma vez ao mês.
Esse mal-estar pode se estender por toda a cabeça ou afetar pontos específicos. Saiba identificar as possíveis causas, o seu tipo de dor e como tratá-la.
A dor pode ser intensa e afetar toda a cabeça ou atingir apenas algumas regiões. Caso ela for constante, é sinal que o paciente sofra de enxaqueca. O ideal é descansar em um local com pouca luz e tomar analgésicos indicados pelo seu médico.
Outra ponto comum onde a dor afeta é a nuca. Nesse caso, o problema pode estar relacionado a falta de postura ao longo do dia. Caso a dor persista e venha acompanhada de outros problemas como febre e dificuldade de movimentar o pescoço, pode apontar alguma infecção, como ameningite. É importante consultar um clínico para entender a situação.
Quando a dor de cabeça afeta a região perto dos olhos, pode estar relacionado ao cansaço ou indica problemas de visão. Consulte o oftalmologista para entender melhor a causa.
COMO ALIVIAR A DOR DE CABEÇA?
- ⋅ Coloque uma compressa gelada na testa ou na nuca;
- ⋅ Repouse em um local calmo, sem barulho e sem muita luz;
- ⋅ Evite ficar exposto ao sol, ele também causa dor de cabeça caso a exposição seja constante;
- ⋅ Beba bastante água.
Caso os problemas persistam, procure um médico e nunca tome remédios sem indicação. Vale ressaltar que o texto tem caráter informativo e não anula a necessidade de se consultar um médico.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEW