O Ano Novo está chegando, e os pratos tradicionais já começam a ser pensados – inclusive no quesito simpatias. Um dos mais tradicionais alimentos desta época é a lentilha, conhecida por trazer sorte, prosperidade e fartura no ano que está por vir.
Além disso, a lentilha é um dos alimentos que faz parte da dieta de inúmeras famílias há milhares de anos, assim, é quase como que uma tradição. Entretanto, além deste quesito, elas possuem diversos benefícios, como o ferro, o magnésio, o potássio e zinco, podendo inclusive auxiliar no emagrecimento saudável (pelo baixo valor calórico) e servindo para diversas substituições, como por exemplo a do feijão, já que possui uma quantidade notável de proteína.
Com todos esses nutrientes, consumir regularmente lentilha ajuda a deixar o organismo mais saudável e previne alguns problemas de saúde. Essa leguminosa também é recomendada para gestantes, diabéticos, para pessoas com fadiga e para quem deseja perder peso e ficar mais saciado.
Confira a seguir os principais benefícios da leguminosa:
1 – Melhora o coração.
Comer lentilhas regularmente ajuda a combater as doenças cardiovasculares de uma maneira geral. Por conta do magnésio e do potássio que possuem, a lentilha ajuda a diminuir as arritmias cardíacas e a controlar a pressão arterial.
Além do mais, as lentilhas contêm fibras que auxiliam no controle do colesterol. E também diminui a absorção de gorduras.
2 – Benefício para os ossos
A lentilha possui isoflavonas, que aumentam a retenção de cálcio nos ossos e também contém proteínas, fosforo e outros nutrientes que corroboram com a saúde óssea.
A leguminosa ainda pode ser uma boa aposta para prevenir a menopausa, e também no tratamento de osteoporose. Com a osteoporose, os ossos se tornam quebradiços e bem frágeis, por isso, a lentilha pode ser uma boa opção.
3 – Gestantes
Por ser um alimento rico e m fibras, com baixo teor calórico, fonte de proteína vegetal e pela sua quantidade de ácido fólico, a lentilha é recomendada para gestantes. O ácido fólico, por exemplo, é de extrema importância para a formação do sistema nervoso do bebê.
Assim, o alimento pode prevenir a anencefalia e ainda evita os partos prematuros.
4 – Perda de peso
Seu consumo regular reduz a ingestão dos alimentos e contribui com a diminuição de peso
5 – Prisão de ventre
A lentilha possui amido resistente, substância que não digerimos e que alimenta as bactérias boas do intestino, inibindo a proliferação de micro-organismos que causam doenças. O consumo regular melhora o funcionamento do intestino por apresentar fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na formação do bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre.
6 – Combate a anemia
A concentração de ferro e ácido fólico presente na lentilha é uma dupla aliada na prevenção e tratamento da anemia. O alimento é uma importante fonte de ferro não-heme. Uma dica para aumentar a absorção do ferro é ingerir a lentilha acompanhada de algum alimento rico em vitamina C como couve, laranja ou suco de limão, por exemplo.
7 – Controla o açúcar no sangue
O tipo de fibra solúvel presente na lentilha consegue reter a glicose dos carboidratos, retardando a digestão e estabilizando os níveis de açúcar no sangue. Assim, a leguminosa é recomendada para quem tem diabetes.
8 – Sistema imune
Ajuda a regular as células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo na prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.
9 – Melhora o humor
A lentilha possui vitaminas, ácido fólico, manganês, ferro e fósforo. Juntos esses nutrientes atuam no sistema nervoso central estabilizando o humor. Além disso, possui o mineral magnésio e o aminoácido triptofano que participam da produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar no organismo.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.