Lentilha colabora com o emagrecimento; confira mais benefícios

O Ano Novo está chegando, e os pratos tradicionais já começam a ser pensados – inclusive no quesito simpatias. Um dos mais tradicionais alimentos desta época é a lentilha, conhecida por trazer sorte, prosperidade e fartura no ano que está por vir.

Além disso, a lentilha é um dos alimentos que faz parte da dieta de inúmeras famílias há milhares de anos, assim, é quase como que uma tradição. Entretanto, além deste quesito, elas possuem diversos benefícios, como o ferro, o magnésio, o potássio e zinco, podendo inclusive auxiliar no emagrecimento saudável (pelo baixo valor calórico) e servindo para diversas substituições, como por exemplo a do feijão, já que possui uma quantidade notável de proteína.

Com todos esses nutrientes, consumir regularmente lentilha ajuda a deixar o organismo mais saudável e previne alguns problemas de saúde. Essa leguminosa também é recomendada para gestantes, diabéticos, para pessoas com fadiga e para quem deseja perder peso e ficar mais saciado.

Confira a seguir os principais benefícios da leguminosa:

1 – Melhora o coração.

Comer lentilhas regularmente ajuda a combater as doenças cardiovasculares de uma maneira geral. Por conta do magnésio e do potássio que possuem, a lentilha ajuda a diminuir as arritmias cardíacas e a controlar a pressão arterial.

Além do mais, as lentilhas contêm fibras que auxiliam no controle do colesterol. E também diminui a absorção de gorduras.

2 – Benefício para os ossos

A lentilha possui isoflavonas, que aumentam a retenção de cálcio nos ossos e também contém proteínas, fosforo e outros nutrientes que corroboram com a saúde óssea.

A leguminosa ainda pode ser uma boa aposta para prevenir a menopausa, e também no tratamento de osteoporose. Com a osteoporose, os ossos se tornam quebradiços e bem frágeis, por isso, a lentilha pode ser uma boa opção.

3 – Gestantes

Por ser um alimento rico e m fibras, com baixo teor calórico, fonte de proteína vegetal e pela sua quantidade de ácido fólico, a lentilha é recomendada para gestantes. O ácido fólico, por exemplo, é de extrema importância para a formação do sistema nervoso do bebê.

Assim, o alimento pode prevenir a anencefalia e ainda evita os partos prematuros.

4 – Perda de peso

Seu consumo regular reduz a ingestão dos alimentos e contribui com a diminuição de peso

5 – Prisão de ventre

A lentilha possui amido resistente, substância que não digerimos e que alimenta as bactérias boas do intestino, inibindo a proliferação de micro-organismos que causam doenças. O consumo regular melhora o funcionamento do intestino por apresentar fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na formação do bolo fecal, prevenindo a prisão de ventre.

6 – Combate a anemia

A concentração de ferro e ácido fólico presente na lentilha é uma dupla aliada na prevenção e tratamento da anemia. O alimento é uma importante fonte de ferro não-heme. Uma dica para aumentar a absorção do ferro é ingerir a lentilha acompanhada de algum alimento rico em vitamina C como couve, laranja ou suco de limão, por exemplo.

7 – Controla o açúcar no sangue

O tipo de fibra solúvel presente na lentilha consegue reter a glicose dos carboidratos, retardando a digestão e estabilizando os níveis de açúcar no sangue. Assim, a leguminosa é recomendada para quem tem diabetes.

8 – Sistema imune

Ajuda a regular as células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo na prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

9 – Melhora o humor

A lentilha possui vitaminas, ácido fólico, manganês, ferro e fósforo. Juntos esses nutrientes atuam no sistema nervoso central estabilizando o humor. Além disso, possui o mineral magnésio e o aminoácido triptofano que participam da produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar no organismo.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s