Natal para os atrasados: 5 receitas para uma ceia de Natal de última hora

Embora algumas famílias adorem tirar o dia 24 de dezembro para preparar a ceia de Natal, há as pessoas que não são muito fãs de tirar um dia inteiro para preparar um jantar especial.

Inclusive, este ano contará com uma grande diferença: a pandemia. Diversas pessoas preferiram passar o Natal longe dos familiares mais velhos para manter a segurança deles, principalmente as pessoas que costumam sair com frequência e tem maior risco de levar o vírus para os mais velhos.

Com isso, muitos aderiram as ceias virtuais e alguns terão de preparar a sua primeira ceia sozinhos. Para os que nunca fizeram antes pode parecer difícil, porém, temos soluções práticas para os menos talentosos na cozinha e para os que preferem praticidade no dia para aproveitar o tempo livre com a família. 

Nosso menu envolve três sugestões, que podem servir tanto de entrada quanto de acompanhamento, rapidinhas de fazer, além de dois pratos principais, um pouco mais elaborados, e uma sobremesa super fácil de reproduzir. Em caso de emergência gastronômica natalina, você já sabe a quem recorrer. 

Confira abaixo 5 receitas especiais e práticas para quem deixou para a última hora a ceia de Natal:

Salada crocante de alface americana

Essa saladinha é perfeita para servir como aperitivo – tem bacon, molho ranch e fica pronta em, no máximo, meia hora.

Ingredientes: 4 fatias de bacon defumado; 1 cabeça de alface americana grande, sem o talo e cortada em seis cunhas iguais; 2 unidades de tomates médios, cortados em cubos; 2 unidades de cebola roxa pequenas, cortadas em fatias finas; 3 colheres (sopa) de cebolinha nirá (chinesa ou japonesa) picada (para a salada); 1 e 1/2 xícara de leite de manteiga (buttermilk); 1/3 xícara de creme azedo (sour cream); 2 colheres (sopa) de cebolinha nirá (chinesa ou japonesa) picada (para o molho); 2 colheres (sopa) de maionese; 2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) fresca e picada; 1 colher (chá) de suco de limão-siciliano; 3/4 colher (chá) de sal; 1/2 colher (chá) de salsão (ou aipo) (sementes); 1/2 colher (chá) de cebola desidratada em pó; 1/4 colher (chá) de alho em pó; 2 dentes de alho finamente picados e 2 unidades de cebolinha (francesa ou cebolete) picada (para o molho) .

Para a salada: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga. Arrume uma grade (ou grelha) sobre a assadeira e coloque uma única camada de bacon sobre ela. Cozinhe, por 35 a 45 minutos, até ficar crocante; vire as fatias na metade do tempo. Quando as fatias estiverem frias o suficiente para segurar, pique-as grosseiramente. Para o molho Ranch: Em uma tigela ou jarra, com uma tampa apertada, adicione o buttercream, o sour cream, a cebolinha, a maionese, a salsa, o suco de limão, o sal, as sementes de aipo, a cebola em pó, o alho em pó, o alho, as cebolinhas e, usando um batedor manual, misture ou agite vigorosamente (se você estiver usando um frasco).

Para montar: Coloque uma cunha de alface em cada um dos seis pratos de salada. Regue cada uma com duas a três colheres de sopa do molho, deixando cair entre as folhas de alface e acumular no prato. Polvilhe os tomates, a cebola e o bacon. Decore com a cebolinha. Armazene o molho restante na geladeira por até uma semana.

Salpicão de frango defumado com peras e nozes

Ingredientes: 1 frango Defumado Seara (desfiado); 1 colher de azeite de oliva; 1 pera fatiada e com casca; 4 folhas de radicchio rasgadas com as mãos; 1/2 cabeça de alface lisa; 100 gramas de queijo gorgonzola; 1 xícara (chá) de creme de leite; 1 xícara (chá) de nozes torradas e sem casca; a gosto • sal e a gosto • pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Retire o frango defumado da embalagem, descarte a pele e desfie a carne em lascas grossas. Descarte a carcaça. Numa frigideira, aqueça o azeite e doure as fatias de pera. Reserve. Misture o gorgonzola com o creme de leite, amassando com a ajuda de um garfo. Se necessário, adicione mais creme de leite até obter um molho liso e homogêneo. Numa saladeira funda, junte o frango em lascas, as peras douradas, o radiccio, as nozes e regue o molho. Tempere com sal e pimenta e misture delicadamente. Reserve na geladeira até o momento de servir. Numa travessa, espalhe as folhas de alface e algumas de raddicio pela borda, tempere com azeite e, no centro, acomode o salpicão. Decore com algumas nozes e sirva em seguida.

Farofa de castanha-do-Pará e ervas frescas

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada; 1 xícara de castanha-do-pará picada; 2 xícaras (chá) de ervas frescas (salsinha, cebolinha, tomilho); 2 cebolas picadas ; 4 dentes de alho picados; 1 tablete de manteiga; a gosto • sal e a gosto • pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Torrar levemente (direto na frigideira) as castanhas picadas. Reservar. Refogar a cebola e o alho na manteiga. Quando começar a murchar, adicionar a farinha de mandioca torrada e mais manteiga. Mexer sempre, em fogo baixo, até a manteiga incorporar em toda a farinha. Adicionar a castanha-do-Pará e as ervas frescas, já picadas. Finalizar com sal e pimenta.

Camarão na moranga

Ingredientes: 1 unidade de abóbora moranga; 400 gramas de camarões médios; 20 gramas de margarina; 30 gramas de cebola; 30 gramas de tomate; 5 gramas de caldo de legumes; 50 mililitros de leite de coco; 180 gramas de requeijão cremoso; 10 gramas de queijo parmesão ; 20 gramas de azeite de oliva; a gosto • cheiro-verde e a gosto • sal.

Modo de preparo: Abra a moranga como se estivesse tirando uma tampa. Em uma panela grande, cozinhe a moranga inteira até ela ficar ao dente – reserve. Derreta a margarina junto com o azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate. Acrescente os camarões, já temperados com sal a gosto, adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos, em fogo baixo. Acrescente a polpa da tampa da moranga (já cozida e sem caroço), 90 gramas de requeijão cremoso e 50 mililitros de leite de coco. Deixe cozinhar por aproximadamente três minutos e desligue o fogo. Acrescente o cheiro-verde. Coloque o creme dentro da moranga e, por cima dele, o restante do requeijão cremoso e o queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar.

Torta mousse de limão

Ingredientes: 150 mililitros de limão-cravo (suco); 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; 1 unidade de romã; 50 gramas de biscoito de maisena e 10 gramas de manteiga sem sal derretida.

Modo de preparo: Para a farofa de bolacha: Triture grosseiramente a bolacha. Corte a manteiga gelada em cubos pequenos, misture com a massa. Leve ao forno a 180°C por 15 minutos, resfrie e reserve. Já para o mousse: Em um liquidificador, bata o leite condensado com o suco de limão por cinco minutos. Adicione o creme de leite sem soro e bata por mais dois minutos. Retire as sementes de romã. Em uma taça ou copo coloque uma camada de farofa de bolacha, uma camada de mousse, outra camada de bolacha e mais uma camada de mousse. Por cima coloque a romã e leve à geladeira por uma hora.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s