Após ‘vender’ seu nome, Faustão corre risco de guerra milionária com a Globo

Funcionário da Globo nos últimos 32 anos, Fausto Silva deixará de ter contrato com a líder de audiência no fim deste mês. O vínculo dele com a emissora, no entanto, não terminará em 2022. Enquanto prestou serviços para a empresa, Faustão concedeu o registro de diferentes marcas com o seu nome, algo que pode causar uma guerra milionária durante sua nova era na Band. 

Até maio de 2031, a marca Domingão do Faustão é da Globo, o que significa que o apresentador não poderá usar o próprio nome atrelado a um dia da semana para batizar uma atração que ele venha a comandar. Por exemplo, não será possível criar um “Sabadão do Faustão” ou “Sexta com Faustão”. 

Se isso acontecer, a Globo terá o direito de contestar o uso e desencadear uma batalha judicial longa e cara com o comunicador. Além disso, a emissora também tem o registro no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de outros quadros com o selo de Fausto Silva. 

Veja abaixo a lista de marcas de Faustão que têm a líder de audiência como titular: 

  • Pegadinhas do Faustão (até fevereiro de 2023)
  • Galera do Faustão (até dezembro de 2023)
  • Avião do Faustão (até fevereiro de 2024)
  • Pizza do Faustão (até fevereiro de 2029)
  • Circo do Faustão (até dezembro de 2029)
  • Caminhão do Faustão (até julho de 2030)
  • Dança de Grupo no Faustão (até julho de 2030)
  • Seleção do Faustão (até setembro de 2030)

Como todos esses registros estão atrelados ao apresentador, Faustão teve que dizer ao Inpi que ele concedia o uso. Por ter contrato com a emissora na ocasião dos pedidos, o antigo titular do Domingão naturalmente fez a autorização.

Segundo a Lei da Propriedade Industrial, “não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”.

O nome Faustão e a marca Faustão Relógios são da empresa de Fausto Silva. Sem o apresentador no time de contratados, a Globo não vai mais explorar nenhum desses registros pelos próximos anos, mas pode usá-los para tentar causar problemas para a Band.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s