RS tem 1º caso confirmado da variante ômicron do coronavírus; é o 6º caso do Brasil

O governo do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus no estado, nesta sexta-feira (3). Um sequenciamento genômico feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) afirma que a infectada é uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, que voltou de viagem da África do Sul na última semana

O caso é o sexto identificado no Brasil. Até então, o Ministério da Saúde havia notificado cinco infecções pela variante no país.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a mulher está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município. Os contactantes também serão testados para a doença. A mulher infectada havia tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 e apresentou febre.

“Quero tranquilizar a população santa-cruzense de que fizemos todos os encaminhamentos que a ciência e os protocolos mundiais nos indicam, como o isolamento domiciliar e testagem de todos os contactantes”, disse a secretária da Saúde do município, Daniela Dumke.

As amostras analisadas pelo estado que resultarem positivas e com carga viral suficiente passam por um teste de RT-PCR específico para a identificação de possíveis casos da variante ômicron. Confirmada a suspeita, essa amostra passa por um sequenciamento genético completo para a confirmação, que pode ser realizado no Cevs ou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

“Com essa nova variante em circulação, é ainda mais necessário que a proteção seja efetiva, especialmente com uma alta cobertura vacinal”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A variante ômicron tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike”, chave que o vírus usa para entrar nas células que é alvo da maioria das vacinas.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s