Polêmico no passado por supostamente aumentar os níveis de colesterol, hoje em dia o ovo é um dos ‘queridinhos’ das pessoas que querem manter o corpo em forma e prezam por uma alimentação saudável.
Além de ser uma das proteínas preferidas dos ‘amantes de academia’, o ovo ainda caiu nas graças dos adeptos de uma vida fitness por ser um super alimento, cheio de benefícios nutricionais, versátil, delicioso e de baixo custo, sendo um dos produtos mais consumidos no mundo.
Por seu baixo preço, sabor e benefícios para a saúde, os ovos são considerados um superalimento, rico em vitaminas e proteínas; a gema é rica em gorduras de excelente qualidade que são benéficas ao organismo, além de ser rica em ácido oleico, linoleico e ômega 3. A gema é também uma importante fonte de vitamina D e colina, um composto necessário para diversos processos realizados pela o corpo humano – ajudando ainda a prevenir doenças coronarianas.
A clara é a parte do ovo que contém toda a proteína, não tem colesterol nem gordura; e possui vitaminas como B e E, além de riboflavina, cálcio, selênio, cobre, ferro, potássio e ácido fólico; Portanto, comer a gema e a clara juntos fornecerá todas as vitaminas e minerais que o corpo necessita no seu dia a dia.
Posso consumir ovos diariamente?
A pergunta constante para esse superalimento é o que acontece se você comer ovos todos os dias? Os ovos fornecem até 20% da quantidade diária recomendada de vitamina A, D, E e K; além de minerais como fósforo, ferro, selênio e zinco, consumir um ovo todos os dias é altamente benéfico e não há risco de doenças cardiovasculares.
Os especialistas recomendam comer ovo cozido por ser a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes desta superproteína, é recomendável que as crianças comam ovos desde o início da alimentação complementar, pois já foi demonstrado em vários estudos que um ovo a dia ajuda a combater a desnutrição.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.