O que a cor da urina diz sobre a sua saúde?

A cor normal da urina varia do amarelo claro ao âmbar escuro e é o resultado de um pigmento chamado ‘urocromo’ e da diluição ou concentração da urina.

Uma cor incomum de urina pode denotar uma doença. Por exemplo, urina vermelha ou marrom escura é uma marca registrada da porfiria, uma doença rara e congênita dos glóbulos vermelhos.

Sintomas

A cor normal da urina varia dependendo da quantidade de água que você bebe. Os líquidos diluem os pigmentos amarelos na urina; Portanto, quanto mais você bebe, mais clara fica a urina. Quando você bebe menos, a cor fica mais concentrada. A desidratação severa pode produzir urina âmbar.

Mas a cor da urina pode mudar muito mais do que o normal, tornando-se até vermelha, azul, verde, marrom escuro e branco turvo.

Quando consultar o médico?

Procure atendimento médico se tiver algum destes sintomas:

  • Sangue visível na urina.  Urina com sangue é comum em infecções do trato urinário e pedras nos rins. Esses problemas costumam causar dor. O sangramento sem dor pode indicar um problema mais sério, como câncer.
  • Urina escura ou laranja.  Se a sua urina for escura ou laranja (especialmente se as suas fezes também forem claras e a sua pele e olhos amarelos), o seu fígado pode não estar a funcionar bem.

Causas

Muitas vezes, a causa da mudança de cor da urina é devido a medicamentos, certos alimentos ou corantes alimentares. Em alguns casos, entretanto, as mudanças na cor da urina podem ser devidas a problemas de saúde específicos.

As categorias de cores listadas aqui são aproximadas, pois o que pode parecer vermelho para você pode parecer laranja para outra pessoa.

Urina vermelha ou rosa

Apesar de sua aparência alarmante, a urina vermelha não é necessariamente grave. As causas da urina vermelha ou rosa podem ser as seguintes:

  • Sangue.  Os fatores que podem causar sangue na urina (hematúria) incluem infecções do trato urinário, aumento da próstata, tumores cancerígenos e não cancerosos, cistos renais, corrida de longa distância e cálculos renais ou na bexiga.
  • Comida.  Beterraba, amoras e ruibarbo podem tornar a urina vermelha ou rosa.
  • Remédios.  Rifampin (Rifadin, Rimactane) é um antibiótico frequentemente usado para tratar a tuberculose e pode tornar a urina laranja-avermelhada, assim como a fenazopiridina (Pyridium), um medicamento que acalma o desconforto do trato urinário e laxantes contendo sene.

Urina alaranja

A urina laranja pode ser causada pelo seguinte:

  • Remédios.  Os medicamentos que podem tornar a urina laranja incluem a sulfassalazina antiinflamatória (azulfidina), fenazopiridina (Pyridium), alguns laxantes e certos medicamentos quimioterápicos.
  • Condições  Em alguns casos, a urina de cor laranja pode indicar um problema no fígado ou nas vias biliares, especialmente se você também tiver fezes claras. A desidratação, que pode tornar a urina mais concentrada e colorida, também pode fazer com que ela fique laranja.

Urina azul ou verde

A urina azul ou verde pode ser devido ao seguinte:

  • Corantes e tinturas.  Alguns corantes alimentares de cores vivas podem fazer com que a urina fique verde. Os corantes usados ​​em alguns testes de função renal e da bexiga podem tornar a urina azul.
  • Remédios.  Vários medicamentos produzem urina azul ou verde, como amitriptilina, indometacina (Indocin, Tivorbex) e propofol (Diprivan).
  • Condições  A hipercalcemia benigna hereditária é um distúrbio hereditário raro, às vezes chamado de “síndrome da fralda azul” porque as crianças com esse distúrbio apresentam urina azul. A urina verde às vezes se manifesta durante infecções urinárias causadas pela bactéria pseudomonas.

Urina marrom-escura ou acastanhada

A urina marrom pode ser causada por:

  • Comida.  Comer grandes quantidades de favas, ruibarbo ou babosa pode causar urina marrom-escura.
  • Remédios.  Muitos medicamentos podem escurecer a urina, incluindo os medicamentos antimaláricos cloroquina e primaquina, os antibióticos metronidazol (Flagil) e nitrofurantoína (Furadantina), laxantes contendo cáscara ou sena e o relaxante muscular metocarbamol.
  • Condições  Alguns distúrbios hepáticos e renais e algumas infecções urinárias podem produzir urina marrom-escura.
  • Exercício extremo  Lesões musculares causadas por exercícios extremos podem causar danos aos rins e urina rosa ou acastanhada.

Urina turva ou turva

As infecções do trato urinário e pedras nos rins podem fazer com que a urina fique turva ou turva.

Fatores de risco

A mudança de cor na urina que não é causada por alimentos ou medicamentos pode ser devido a uma doença que afeta a cor da urina. Fatores que colocam você em risco de doenças que afetam a cor da urina incluem o seguinte:

  • Era.  Os tumores na bexiga e nos rins, que podem causar sangue na urina, são mais comuns em pessoas idosas. Homens com mais de 50 anos às vezes apresentam sangue na urina devido ao aumento da próstata.
  • Antecedentes familiares.  Uma história familiar de doença renal ou pedras nos rins torna você mais propenso a esses problemas. Ambas as condições podem causar sangue na urina.
  • Exercícios extenuantes  Corredores de longa distância correm mais risco, mas qualquer pessoa que se exercite vigorosamente pode apresentar sangramento urinário.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s