Falar em um mundo pós-covid prejudica os países mais pobres, diz ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que as economias de países em desenvolvimento podem ficar muito atrasadas, por causa da evolução rápida de nações desenvolvidas durante a pandemia.

Segundo a entidade, falar sobre um mundo “pós-covid” porejudica os países mais pobres, pois faz com que os líderes ignorem a necessidade de apoiar países mais pobres, principalmente quando muitos ainda sofrem sem vacinas contra a covid-19.

“O maior risco para a economia global é que a recuperação das grandes potências econômicas desvie a atenção de reformas há muito tempo necessárias, sem as quais os países em desenvolvimento permanecerão em uma posição fraca e vulnerável”, afirmou a ONU em relatório, segundo o Financial Times.

No documento, a ONU destacou ainda que a pandemia deveria ser vista como uma oportunidade para reconstruir o mundo de uma maneira melhor e repensar a governança econômica internacional.

“Uma coisa que ainda me surpreende é a falta de clareza dos danos que a pandemia causou aos países em desenvolvimento”, afirmou Richard Kozul-Wright, diretor da divisão de estratégias de globalização e desenvolvimento da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).

A Unctad disse esperar que a economia global se expanda 5,3% neste ano, e tenha crescimento inferior em 2022, de 3,6%. Segundo a entidade, a recuperação será muito desigual.

Para os próximos anos, a expectativa é que países em desenvolvimento fiquem US$ 12 trilhões mais pobres em 2025 do que estariam sem a pandemia. A projeção tem como base a evolução no período de 2017 a 2019.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s