Tomada de Cabul pelo Talibã completa uma semana com mortes e medo

A tomada de Cabul, capital do Afeganistão, pelo Talibã completa hoje (22) uma semana. Domingo passado (15), a cidade passou para o controle do grupo fundamentalista sem muita resistência. Desde então, cenas de medo e caos, principalmente dentro e nos arredores do aeroporto de Cabul, estão correndo o mundo. 

Há o receio de represálias pelo Talibã às milhares de pessoas que colaboraram com os Estados Unidos durante os 20 anos de ocupação do Afeganistão. Além disso, teme-se um retorno a uma versão mais rígida da lei islâmica, aplicada pelo Talibã da última vez que esteve no poder, até outubro de 2001. 

Ao longo da semana, 17 mil pessoas —sendo 2,5 mil americanos— já haviam sido evacuadas pelo aeroporto de Cabul, que está sob controle dos Estados Unidos, de acordo com um general americano. Outras 14 mil pessoas estavam no entorno do aeroporto no sábado (21), segundo a CNN. 

Pelo menos 20 pessoas morreram nos últimos sete dias no aeroporto e em seus arredores. Alguns foram baleados por membros do Talibã. Outros morreram em meio aos tumultos. Sete afegãos morreram esmagados neste fim de semana, disse o Ministério da Defesa britânico. 

Um dirigente do Talibã, Amir Khan Muttaqi, culpou os Estados Unidos pelo caos. “A América, com toda a sua potência, não conseguiu levar ordem ao aeroporto. Todo o país está em calma, o caos está apenas no aeroporto”, disse. No restante do Afeganistão, no entanto, há diversos relatos de repressão do Talibã contra manifestantes e de buscas contra ex-colaboradores das forças de ocupação. 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que cinco brasileiros estão no Afeganistão. Dois deles manifestaram o desejo de deixar o país, mas ainda não há planos de evacuação. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s