Crise entre Bolsonaro e STF pode custar R$ 138 bi aos cofres públicos

A crise institucional que se instalou entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Judiciário já tem consequência para a Economia e a Infraestrutura. Somente neste semestre, serão julgados no STF (Supremo Tribunal Federal) processos de interesse para a União que, somados, podem ter um impacto de R$ 138,2 bilhões para os cofres públicos. A cifra é fruto de um levantamento da AGU (Advocacia-Geral da União) ao qual a coluna teve acesso. 

Integrantes do governo se queixam nos bastidores de que a briga entre Bolsonaro e a cúpula do Judiciário prejudicou o diálogo do governo com os ministros do STF. Primeiro, o mandatário xingou e atacou ministros da Corte. Depois, o Supremo e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deram uma resposta dura e abriram investigações contra Bolsonaro. 

O clima de desavença ficou mais grave agora, que André Mendonça não está mais na AGU (Advocacia-Geral da União). Ele era um ator importante no diálogo entre o Supremo e o governo. Nos últimos dias, está mais ocupado tentando angariar votos dos senadores para ser alçado ministro do STF. 

Entre os temas que preocupam a equipe econômica do governo, ao menos dois têm destaque na pauta de julgamentos do Supremo para este semestre. Um deles é o marco legal do saneamento, agendado para 24 de novembro. Existem também várias ações sobre a reforma trabalhista para serem julgadas nos próximos meses. 

A infraestrutura tem um desafio já neste mês. Está marcado para dia 28 uma ação sobre a validade de normas que permitem o oferecimento de serviços interestaduais de transporte terrestre coletivo de passageiros sem procedimento licitatório prévio. 

Fora esse, existe também o impasse acerca do projeto de construção Ferrogrão – a linha que ligaria Sinop até o Porto de Miritituba, no Pará -, que foi suspenso em março pelo STF. O empreendimento criou expectativas de melhoria no transporte de cargas em uma das principais regiões do agronegócio do país. Agora, corre o risco de ser totalmente descartado por decisão judicial. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s