Nos EUA, novas mortes por covid se concentram entre não vacinados

Apesar de ter quase metade da população totalmente vacinada contra a covid-19, os EUA têm enfrentado um aumento no número de casos, internações e mortes pela doença. Segundo autoridades locais e estudos divulgados recentemente, no entanto, os óbitos pela doença estão avançando basicamente entre pessoas não vacinadas. O avanço dos casos ocorre principalmente em estados em que o ex-presidente Donald Trump venceu nas eleições do ano passado, onde a imunização caminha a passos lentos. 

De acordo com o site Our World in Data, 49,5% dos americanos já estavam completamente imunizados até quinta (5), mas as mortes diárias por covid-19 nos EUA estão subindo. Depois de registrar o menor número em 5 de julho (216 óbitos), exatamente um mês depois o país contou 456 mortos pela doença.  Estes óbitos, no entanto, estão ocorrendo praticamente apenas entre pessoas não vacinadas. 

Em 18 de julho, o cirurgião-geral dos EUA, Vivek Murthy — o responsável pela comunicação de saúde pública no país — afirmou à CNN que 99,5% das mortes por covid-19 no país estavam ocorrendo entre pessoas que não se vacinaram contra a doença. 

No final de junho, um levantamento da agência de notícias Associated Press com base em dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), um órgão do governo, já havia mostrado que 99% das mortes recentes por covid-19 no país ocorreram entre não vacinados; e que apenas 1,1% das 107 mil hospitalizações por covid nos EUA em maio era de pessoas que haviam concluído o ciclo vacinal. 

O país registrou nas últimas semanas aumento na taxa de hospitalizações de pacientes com covid-19. No momento, a média de internações está na média de 7 mil. Há dois meses, o indicador estava abaixo de 2 mil.  Os EUA registraram, em média, 89 mil casos de covid-19 por dia em julho. No mês anterior, a média ficou em 12 mil, de acordo com o CDC. 

Ainda de acordo com o CDC, estados como Alabama, Mississipi, Arkansas, Geórgia, Tennessee e Oklahoma não têm nem 40% da população completamente vacinada. Esses são alguns dos estados onde Trump venceu nas últimas eleições. 

O Texas e a Flórida, segundo mapa divulgado pelo jornal “New York Times”, têm diversas cidades com até 70% da população sem a vacinação completa. Segundo Jeff Zients, coordenador da resposta à pandemia na Casa Branca, um a cada três novos casos de covid-19 nos EUA na última semana de julho foi registrado nestes dois estados. 

Na Flórida, o governador Ron De Santis se opôs a restrições rígidas para combater o coronavírus e publicou um decreto que proíbe a obrigatoriedade de máscaras nas escolas. Já o governador do Texas, Greg Abbott, publicou decreto que multa estabelecimentos que exijam o uso obrigatório do item. Ambos são do Partido Republicano, o mesmo de Trump. 

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a pedir para que os governadores destes dois estados sigam as orientações de saúde pública ou “saiam do caminho”. 

“Alguns governadores não estão dispostos a fazer a coisa certa para vencer essa pandemia, e eles deveriam permitir que empresas e universidades que queiram fazer a coisa certa possam fazê-la”, disse Biden, sem se referir aos dois governadores pelo nome. 

Variante delta 

Segundo o “New York Times”, há 93 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da vacina nos EUA, mas optaram por não tomá-la. Estas são justamente as mais vulneráveis a desenvolverem uma forma grave da covid-19 causada pela variante delta, que é altamente contagiosa. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já a classificou como uma das “variantes preocupantes” pela possibilidade de reinfectar em que já teve a doença ou até quem já recebeu a cobertura vacinal. A grande maioria dos casos novos, porém, é de pessoas que ainda não se vacinaram completamente com as duas doses. 

De acordo com a organização, a variante já está presente em mais de 130 países, entre eles os EUA e o Brasil. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s