Gil do Vigor critica governo por descaso com a ciência: ‘Capítulo infeliz’

O economista Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, criticou o governo brasileiro devido ao “apagão” ocorrido na Plataforma Lattes motivado por uma falha no servidor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicos). 

Por meio de seu perfil nas redes sociais, o pernambucano, que durante participação no “BBB 21” se posicionou em defesa da Ciência e dos pesquisadores brasileiros, disse que o episódio marca “mais um capítulo infeliz”, e lamentou o “descaso” do governo com a área. 

“Hoje o descaso com a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz! O recente apagão no servidor do CNPq reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos”, afirmou o economista em seu perfil no Twitter. 

“Infelizmente, pode ter sido perdido o trabalho de professores, alunos e pesquisadores, pois, não havia sequer um backup mínimo no servidor da plataforma Lattes”, continuou. “É grave. É retrocesso. Estamos falando do trabalho árduo de milhares de brasileiros. Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento”, completou Gilberto, que viajará em agosto para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde fará seu PhD. 

Os sistemas do CNPq, agência federal de fomento à pesquisa, estão fora do ar desde o final de semana. Devido à indisponibilidade, professores e pesquisadores de todo o país não conseguem ter acesso à plataforma, que agrupa as informações dos pesquisadores, além dos trabalhos desenvolvidos. 

O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Em comunicado, o CNPq disse que já identificou o problema e afirmou que os dados não serão perdidos. 

De acordo com o órgão, por causa da indisponibilidade do sistema, todos os prazos de editais estão suspensos e serão prorrogados. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s