8 problemas de saúde associados ao uso do tabaco

Mais de oito milhões de pessoas morrem a cada ano de patologias derivadas do consumo do tabaco, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Destes, uma oitava parte corresponde a fumantes passivos. Da mesma forma, atualmente, a infecção por Sars-CoV-2 deve ser considerada, uma vez que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para piorar e morrer por Covid-19 .

A especialista em doenças respiratórias do Programa Pré-Pulmonar da Clínica Universidad de los Andes, Guacolda Benavides, afirma que “o tabagismo é uma ameaça à saúde da população mundial , apesar das estratégias implementadas para o seu controle”.

O cigarro, além do tabaco, contém mais de 7 mil produtos químicos irritantes e cancerígenos que são causa direta de muitas doenças, algumas fatais. Abaixo, mostramos 8 patologias e alterações de saúde causadas pelo consumo de tabaco.

Patologias associadas ao uso do tabaco

  • Câncer de pulmão: os fumantes têm 15 a 30 vezes mais chances de ter câncer de pulmão, quero fumar de vez em quando ou todos os dias, quantos charutos, charutos, cachimbos ou qualquer outra aparência. Pare de fumar ou risco de contrair doença.
  • Outros tipos de câncer: a fumaça do cigarro entra em contato com vários órgãos que são tumores cancerígenos comuns. Além disso, o vício do tabaco está relacionado ao câncer de boca, faringe, laringe, esôfago e tórax. Neste último, algumas das substâncias do charuto foram depositadas. Além disso, foi estabelecida uma relação com câncer de borda, fígado, pâncreas, estômago e câncer colorretal.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): a complicação mais comum do uso do tabaco. Ou os danos afetam os brônquios e os pulmões. Neste último, os alvéolos, que são bolsas microscópicas em nossos pulmões, são destruídos, suas paredes internas tornam-se rígidas e se rompem, causando obstrução brônquica progressiva e danos por oxigênio a dois tecidos. Isso significa que o fumante tem tosse crônica e falta de coração.
  • Doença coronariana: a probabilidade de desenvolver eventos coronarianos agudos está diretamente relacionada ao número de cigarros consumidos diariamente e anos após ou início do consumo. Em pessoas que fumam, ou infarto agudo do miocárdio, pode surgir, no meio, uma década antes de não serem fumantes. É ou é consumido por mais de 20 cigarros por dia, pode ser cerca de 20 anos antes.
  • Mulheres não fumantes desenvolvem um primeiro evento coronariano quase 10 anos depois que os homens. Por outro lado, em fumantes, ocorre em idades semelhantes a eles. Isso ocorre porque fumar está associado a níveis mais elevados de ácidos graxos livres, triglicerídeos e colesterol total. Além disso, aumenta a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial, aumenta a atividade de coagulação (que leva à trombose) e causa dano endotelial à artéria coronária e às artérias cerebrais.
  • AVC (AVC) : um AVC é uma emergência médica que causa danos irreversíveis ao tecido cerebral. Ocorre quando o suprimento de sangue a uma parte do cérebro é interrompido, impedindo que o tecido cerebral receba oxigênio e nutrientes. O tabagismo é um dos principais fatores de risco . Um derrame pode causar paralisia, fala arrastada, função cerebral prejudicada e morte.
  • Problemas reprodutivos : fumar está associado a uma maior prevalência de infertilidade, abortos espontâneos, gravidez ectópica, condições fetais e partos prematuros.
  • Patologia dentobucal : além do mau hálito, o tabaco aumenta o risco de doença periodontal em 5 a 20 vezes em comparação com a população não fumante. A característica típica da doença periodontal associada ao tabaco é a destruição dos tecidos de suporte dos dentes, perda óssea, formação de bolsa periodontal e perda dentária . Da mesma forma, piora a cicatrização de feridas bucais, sejam elas produzidas acidentalmente ou no caso de cirurgia periodontal, e exodontias.
  • Sexualidade : Fumar dobra o risco de diminuição da função erétil e desejo sexual, tanto em homens quanto em mulheres.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s