Organização Pan-Americana de Saúde alerta para alta de casos e óbitos pela Covid na América

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, afirmou em entrevista coletiva que o aumento na mobilidade nas Américas é uma ameaça para região, que enfrenta um quadro descontrolado da pandemia da Covid-19.

“Dados de mobilidade da nossa região mostram que há mais movimento dentro dos e entre os países agora do que em qualquer outro momento durante a pandemia”, disse Etienne.

Ela explicou por que essa questão os preocupa: “Quando se combina esta mobilidade com o relaxamento prematuro de medidas de saúde pública, o que temos é o ambiente perfeito para este vírus – e suas variantes – se disseminarem”, complementou Carissa Etienne.

A diretora da Opas também destacou o aumento nos casos da infecção e das hospitalizações pelo vírus no Brasil: “Esta tendência é especialmente aguda em alguns estados do nordeste, os quais têm mais de 90% de capacidade das UTIs ocupadas”, afirmou.

Etienne disse que Uruguai, Argentina e Chile “estão em alerta”, por registrarem uma alta no número de casos. Por outro lado, países como México, Canadá e Estados Unidos têm exibido queda no mesmo quesito.

Na última semana, houve 1,1 milhão de casos e mais de 25 mil mortes pela infecção nas Américas. O diretor assistente, Jarbas Barbosa, disse que não é possível saber quando a pandemia será controlada na América Latina e aproveitou para reforçar a importância da vacinação.

Ele afirmou que são sabidas as dificuldades para se adotar medidas de controle do novo coronavírus diante da precária situação econômica de parte da população, mas frisou a importância da prevenção.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s