O que é acupuntura? Entenda a prática e conheça todos os seus benefícios

Com inúmeras dietas em alta e a busca por tratamentos estéticos cada vez mais procuradas, alguns tratamentos como a acupuntura entraram no dia a dia de inúmeros brasileiros. Embora ela tenha se difundido na mídia de forma ampla e muito se fale sobre os seus benefícios, algumas pessoas não sabem do que se trata. 

 A acupuntura nada mais é do que uma terapia milenar originária do Oriente, feita através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar enfermidades, problemas pontuais como a ansiedade e promover a saúde corporal de uma maneira geral. 

As agulhas, ao serem aplicadas em algumas regiões específicas, podem tratar ou até mesmo servirem de complemento ao tratamento de inúmeras enfermidades físicas e/ou emocionais, como, por exemplo, a sinusite, asma, enxaqueca ou artrite. 

Segundo a medicina tradicional chinesa, estes pontos representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo e podem aliviar dores de cabeça, tensão, estresse, cólica menstrual, alergias e enjoo. 

O tratamento contínuo com a acupuntura ainda pode promover uma melhora no sistema imunológico, já que quando a agulha é inserida no corpo estimula as terminações nervosas da pele e de outros tecidos, enviando mensagens ao cérebro, que entende que é preciso agir no corpo com uma ação analgésica ou anti-inflamatória. Ela ainda pode ser utilizada para tratar de doenças e distúrbios emocionais: ansiedade, estresse, depressão, sinusite, artrites e outras inflamações. 

Comprovações científicas ressaltam a eficácia da acupuntura e com a sua difusão cada vez mais médicos tem reconhecido sua importância e a indicado para complementar tratamentos clínicos.  

A acupuntura é uma prática milenar. (Foto: Pexels)

De acordo com Marcos de Tarso, terapeuta e dono da “Clínica e Escola Phoenix”, são diversos os tipos de acupuntura e, embora com funções diferentes, todas elas seguem os mesmos princípios milenares chineses. Conheça alguns dos tipos: 

1. Acupuntura auricular 

É também chamada de auriculoterapia. Ela pode ser aplicada com agulhas, sementes de mostarda ou pequenas esferas de cristal, ouro ou prata. É feita no pavilhão auricular e tem as mesmas indicações que a acupuntura sistêmica (a de agulhas no corpo). 

2. Acupuntura estética 

Visa à aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promovendo o crescimento de células que combatem a gordura localizada e ajudam a drenar os líquidos em excesso. 

3. Acupuntura para emagrecer 

Ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas e como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos (ansiedade, depressão etc) pode também ajudar nestes problemas, fazendo com a pessoa deixe de fugir dos seus problemas comendo excessivamente. 

A acupuntura não possui contraindicações de uma maneira geral, no entanto, em alguns casos específicos um médico deve ser consultado para avaliar a possibilidade de fazer o tratamento, como, por exemplo, no caso de grávidas.  O tratamento é recomendado para pessoas doentes ou não e, inclusive, para crianças. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s