Cientistas estão treinando abelhas para detectar Covid-19 em segundos; entenda

A Universidade de Wageningen, na Holanda, divulgou um estudo de seus cientistas que vista treinar abelhas para identificar Covid-19 através do olfato. O documento mencionado na ‘Science Alert’ não é o primeiro a estudar os animais capazes de detectar o vírus pelo cheiro.

O estudo holandês foi conduzido em mais de 150 abelhas no laboratório de pesquisa bio-veterinária da Universidade de Wageningen. De acordo com informações da IstoÉ, os cientistas deram uma solução de água e açúcar para as abelhas sempre que estavam na presença de um animal infectado com Covid-19.

Em contrapartida, quando estavam de frente com uma amostra não infectada, elas não recebiam a solução ‘doce’. Dessa forma, as abelhas foram condicionadas a detectar a presença do vírus através do olfato.

Um estudo alemão, por sua vez, analisou a desenvoltura de cães na distinção de amostras positivas e negativas de Covid-19. Os cientistas descobriram que eles são capazes de identificar amostras positivas, 94% de eficácia. 

Os resultados são positivos nos dois casos, pois uma pessoa infectada sofre alterações metabólicas e seus fluidos corporais se modificam, apresentando um cheiro ligeiramente diferente do de um organismo saudável. 

Mesmo promissores, os especialistas ainda não indicam a substituição do método para detectar casos de Covid-19 fora do laboratório. “Não sei se podem substituir uma máquina de PCR, mas podem ser muito promissores”, afirmou Holger Volk, neurologista veterinário.

Os estudos foram feitos pensando em uma forma mais acessível de identificar a doença para locais e países em que os equipamentos de tecnologia de ponta são escassos. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s