Covid-19: com alta de casos, Japão não descarta cancelamento das Olimpíadas

Diante do aumento de contaminações da Covid-19 no país, o secretário-geral do Partido Liberal Democrata, Toshihiro Nikai, não descartou, nesta quarta-feira (14), a hipótese de cancelar a Olímpiada em último caso.

“Se não for possível organizar os Jogos, devemos cancelá-los sem hesitar”, afirmou Nikai à TV TBS na última quinta-feira (15), acrescentando em seguida: “Se as Olímpiadas contribuírem para o aumento das infecções, não sei para que elas servem”.

Mesmo com estas questões em pauta, o representante do governo japonês ressaltou que o país espera que a Olímpiada, que teoricamente começam em 100 dias, sejam um sucesso. Um pouco mais tarde, um representante do partido, citado pela agência Jiji, que não quis se identificar, afirmou que o evento não será cancelado.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para o dia 23 de julho de 2021 O evento, que tem previsão de término no dia 08 de agosto, já havia sido adiado em 2020 em decorrência do início da pandemia.

O país enfrenta uma quarta onda de contaminações, o que fez com que as autoridades impusessem novas restrições em diversas regiões do País, incluindo em Tóquio. Ainda nesta quarta-feira (14), foram registrados 4.000 novos casos, o que não ocorria desde janeiro. Até o momento, apenas 1,1 dos 126 milhões habitantes receberam uma dose.

Comitê descarta adiamento

Com a situação atual da pandemia em um cenário global, profissionais da saúde alertam sobre o risco da realização dos Jogos Olímpicos. Nesta semana, quatro especialistas pediram em um artigo no jornal científico British Medical que a organização do evento “fosse reavaliada” de forma urgente. levando em consideração os altos números.

“Eventos internacionais de massa, como as Olímpiadas, não são seguros”, alertaram os especialistas. No entanto, o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, John Coates, descartou nesta quarta-feira um possível cancelamento.

“Estamos prontos, preocupados, a segurança continua sendo nossa prioridade, mas estamos preparados para as piores situações”, declarou Coates confirmando que a previsão é de que o evento aconteça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s