“Brasil pode enfrentar um apagão de vacinas contra a COVID-19″, diz Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Segundo Carlos Eduardo Lula, presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão, o País poderá sofrer com um “apagão” de vacinas contra a covid-19 nas próximas semanas. A afirmação foi feita em entrevista ao Jornal da CBN, que ressaltou que o envio de insumos da China ao Instituto Butantan deve atrasar. Ao mesmo tempo, a Fiocruz enfrenta problemas desde o início do ano para entregar as doses, o que acaba corroborando com este cenário, além do atraso dos insumos vindos da china que possibilitam a produção das vacinas do Instituto Butantan.  

O presidente da instituição ainda teceu duras críticas a aprovação na Câmara do projeto que facilita a compra de vacinas pelo setor privado, ressaltando que este é um dilema ético. Carlos ressalta que nenhum país do mundo tem essa discussão, ao não ser o Brasil, porque não há vacinas suficientes no mercado.  

Em sua avaliação, esse é um dilema ético. “A gente não vacina primeiro quem tem mais dinheiro, e sim quem mais precisa”, ressaltando que não dá para permitir que o setor privado compre vacinas enquanto não estejam vacinados todos os grupos de risco, pontuando que isso é institucionalizar o fura-fila. 

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde ainda afirmou que a Anvisa precisa ter “senso de urgência” e não pode burocratizar a aprovação do uso da Sputnik V no país. De acordo com ele, governadores já fecharam negócio com o Fundo Russo e vão repassar a vacina aos estados. 

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s