Estudo encontra mutações em variantes do covid-19 no Brasil e indica “escape à imunidade”

Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que houveram mutações nas variantes do novo coronavírus tem circulado no Brasil. Pesquisadores pernambucanos indicam que essas novas versões podem escapar parcialmente da imunidade adquirida pelas pessoas de acordo com informações do UOL, o que consequentemente agravaria a pandemia no Brasil – como tem acontecido em diversos estados, que estão com as UTIs cada vez mais lotadas. 

De acordo com a pesquisa, foram identificadas 11 sequências do vírus em mutações diversas que estariam preocupando a comunidade científica principalmente em cinco Estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraná e Rondônia.  

Com isso, é apontado que as mudanças que estão acontecendo corroboram com a teoria que tem sido levantada por diversos pesquisadores de que o vírus está em um natural processo de evolução e adaptação. As amostras analisadas fazem parte da Rede de Vigilância Genômica Covid-19 da Fiocruz e foram colhidas entre 12 de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.  

“Esses achados apoiam que a contínua transmissão generalizada do Sars-Cov-2 no Brasil está gerando novas linhagens virais que podem ser mais resistentes à neutralização do que as variantes parentais preocupantes”, diz o estudo publicado no início desta semana na revista especializada “Medrxiv”. 

“Esses achados destacam a necessidade urgente de abordar a eficácia das vacinas Sars-Cov-2 para aquelas variantes emergentes do Sars-Cov-2 e o risco de transmissão comunitária não controlada contínua do SarsCov-2 no Brasil para a geração de variantes mais transmissíveis”, apontam os 31 autores do artigo.  

Ao todo, no mundo existem em torno de 840 mil genomas do novo coronavírus cadastrados, sendo mais de 4.500 deles do Brasil (um terço deles inseridos no sistema pela rede da Fiocruz).

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais notícias do BAC NEWS.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s